Comissão de Sáude e Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Ipora, questiona SMS quanto ao preparo para enfrentar Coronavírus
Politica
Publicado em 21/03/2020
Comissão de Sáude e Educação da Câmara Municipal de Vereadores de Ipora, questiona SMS quanto ao preparo para enfrentar Coronavírus
Da Redação: Pastor Eldes Gonçaves, 16 de Março de 2020 às 22:00
Aconteceu nesta Segunda-Feira (16), na Secretária Municipal de Saúde de Iporá, uma reunião convocada pelo Vereador, Carmo Freitas (Presidente), Wênio Lima de Jesus (Vice-Presidente) e Suélio Gomes (Membro), Ambos Membros da Comissão de Saúde e Eucação da Câmara Municipal de Vereadores de Iporá. Reunião contou com a presença do Secrétário Municipal de Saúde, Denis Baliza, juntamente com toda equipe de saúde para debater-se sobre a propalação do novo Coronavírus.
Momento este, que toda impressa da cidade de Iporá, foi convidada, e vários esclarecimento foram dados para os presentes sobre o que esta sendo feito para a prevenção quanto a chegada do Coronavírus.
Conforme Denis Baliza, Secretário de Saúde, até este dia (16), não foi detectado nenhum paciente com caso relacionado ao Covid-19, e que todas as 8 unidade de saúde do municipio estão preparadas para receber qualquer paciente com caso suspeitos da doença. Disse também que, cada unidade de saúde tem médico para acompanhar e encaminhar caso para os centros de tratamentos de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. O Secretário disse ainda qua a unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o hospital Municipal conta com três salas de isolamento para estes pacientes que procurare estas unidades com suspeitas do Coronavírus, sendo que desta três salas uma na (UPA) e as outras duas no Hospital Municipal.
Questionado sobre o atendimento de outros pacientes vindos de municipios da região, se estes seram atendidos na UPA, quando o Secretário Denis Baliza “disse que Iporá é uma cidade polo e que tem a obrigação de receber todos pacientes que compõe a Regional de Saúde Oeste I, que é composta por 16 municípios”. Com mais de 100 mil habitantes na atualidade, esta regional carece de uma atenção especial no caso de superlotação na (UPA) unidade de pronto atendimento. Conforme relatado na reunião, a equipe da Drª. Antônia Cristina, o SAMU-192, que disponibiliza de profissionais autamente qualificados, e estão orientados e preparados para orientar a população como se deve conduzir os meios de saúde para quem busca orientações para combater o coronavírus.
No dia 15 de março de 2020, o Prefeito Muncipal de Iporá Naçoitam Leite publicou um Decreto nº 163, dispondo sobre procedimetnos a serem adotados pem regime de prevenção do novo coronavírus no Municipio de Iporá e em seu artigo 2º proibe, em locais públicos, realização de eventos com números superiores a 100 (cem) pessoas. Conforme publciação deste decreto o Secretário convocou sua equipe para discursão e posterior a formação de um comitê especial para o enfrentamento do Covid-19. Aonde será discutido todas as ações de combate para o enfrentamento em locais de agromerações de pessoas onde poderá acontecer risco de uma contaminação.
Conforme nos falou a Drª. Daniela Teófilo, Profissionais de saúde foram qualificados e estão preparados para receber pacientes em qualquer unidade que procurar por atendimento, seja no UPA ou no Hospital Municipal ou em uma das unidade de saúde. Diz ainda que o mais importante continua sendo a prevenção.